.

A Fundação do Sport Clube do Recife*

sábado, 12 de janeiro de 2013 | Neyl Santos



"Treze de maio de 1905, dia divino em que Guilherme de Aquino...".

O hino, tantas vezes cantado nos arredores da Ilha do Retiro – e em todo o Brasil – fala por si só. Apenas a menção da data já é carregada de muito simbolismo para todos os rubro-negros. O dia da fundação do Sport Club do Recife se confunde com o próprio início do futebol em Pernambuco. Foi neste momento que a hegemonia e história do Sport (que ainda não era o "Leão") começaram a tomar corpo.

Ata de Fundação
A fundação do Sport ocorreu ao meio dia, no salão da Associação dos Empregados do Comércio de Pernambuco, que foi gentilmente cedido para a ocasião. Ao todo, 67 sócios foram admitidos como fundadores do clube, mesmo sem todos os nomes constarem na ata de fundação do Clube.
O fundador do Sport, sempre cantado no hino, é Guilherme de Aquino Fonseca. Ao estudar na Inglaterra, Guilherme conheceu o futebol e decidiu trazê-lo para o Recife de forma em meados de 1903, vindo inclusive com todo o material necessário para a prática do esporte: bola de couro, meiões, chuteiras e camisas com listras vermelhas e pretas.

O futebol era praticado aqui em círculos fechados de trabalhadores ingleses, e não tinha nem perto a popularidade dos dias atuais. 

Se hoje as opções de lazer são muitas, naquela época o ócio era presente na juventude pernambucana, com poucas opções de divertimento. Os banhos de mar eram recomendados apenas para o tratamento de doenças mentais, e os banhos de rio se restringiam, quando muito, a passeios de barco. O remo era exclusividade de outra agremiação, que naquele momento não tinha interesse no esporte que estava chegando da Inglaterra. Coube ao Sport dar o pontapé mais que inicial.

Das conversas iniciadas à sombra do sagrado sapotizeiro, teve início a gloriosa história do maior clube do Norte/Nordeste do país. A proporção que o Leão tomaria nunca fora imaginada por seus fundadores. Contudo a visão já era de um clube que se tornaria uma potência:
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."

Guilherme de Aquino Fonseca, 1905.

Tags: | 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário