Minha espiritualidade
| Neyl Santos
Espiritualidade e Mística do Meio Popular
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”
Dom Hélder Câmara
Na Pastoral da Juventude do Meio Popular, como em outros segmentos que tem como princípio base a Teologia da Libertação, a mística é uma forma de manifestação da espiritualidade, onde se apresentam vários elementos que a incorporam, tais como: religiosidade popular, natureza, corporeidade e afetividade.
Um marco forte e presente na Mística do Meio Popular são os quatro elementos, que não são somente símbolos ou conceitos abstratos, mas refere-se às forças vitais da natureza, da vida, que se apresentam em toda a criação e que podem ser percebidas pelo sentido físico, na manifestação da fé. O fogo que nos aquece, que nos ilumina, a água que mata a nossa sede, nos purifica, o ar, que enche nossos pulmões e faz com que gritemos, com que busquemos vida e a terra que nos traz o alimento, o pão. Pensar em mística é se aproximar dos elementos de Deus, que já estão aqui perto de nós e nesse aproximar-se não há como negar as mazelas, da corrupção, da miséria, dos homicídios da nossa realialidade. A mística do meio popular é carregada de uma espiritualidade da mudança, da reinvidicação, que busca a não alienação dos e das jovens comprometidos e não comprometidos com as lutas populares.
Quando no hino da PJMP dizemos que “pelos campos, cidades e vilas, no trabalho ou então desempregados, nas caatingas, nas fábricas e nas filas” queremos dizer que a nossa espiritualidade permanece e persiste com a nossa mística em todos esses cantos, é dizer que na fartura ou na fome não nos renderemos, é a lição do ver-julgar-agir-celebrar-festejar é o compromisso nosso com Jesus Cristo, com o Cristo que não morreu de gripe, de tuberculose, mas que morreu defendendo seus princípios e denunciando o sistema opressor.
Contato: andre_fidelis22@yahoo.com.br
Tags: |
Assinar:
Postagens (Atom)